De ter a sex
(51) 3230.2689 - (51) 3230.2702

Crioterapia

O que é crioterapia?

A crioterapia é um tratamento realizado por meio da aplicação controlada de nitrogênio na região a ser tratada. Devido as temperaturas muito baixas, o tecido resfria a ponto de queimar e destruir as células alvo. Devido a sua abordagem tópica e por ser um tratamento minimamente invasivo, o procedimento pode ser indicado para pacientes com marcapasso, pessoas com contraindicação à cirurgia e, também, em gestantes.

Quais as indicações para a crioterapia?

As indicações para o tratamento com crioterapia são tratamento de lesões, como lesões cutâneas benignas, pré-malignas e, também, lesões malignas. O tratamento com crioterapia é muito procurado no tratamento do HPV para remover as verrugas e interromper a manifestação do vírus. Como não é possível visualizar as células infectadas é possível que em alguns pontos a lesão da verruga volte, para tanto, são recomendadas sessões complementares até contemplar toda a região afetada.

Quanto tempo dura uma sessão de crioterapia?

A sessão de crioterapia varia de acordo com o número de lesões e comprometimento das mesmas. Mesmo assim, uma sessão não deve levar mais que meia hora.

Como é realizada a sessão de crioterapia?

A crioterapia já é utilizada na dermatologia há mais de um século e também é conhecida por criocirurgia. É preciso um agente criogênico para o tratamento com crioterapia, sendo comumente utilizada como substância criogênica o nitrogênio líquido. Por meio de uma pistola específica, o líquido sai como um jato bem fino de gás frio, queimando controladamente a região. Como sua ação é por meio do congelamento, a área tratada é anestesiada durante o próprio procedimento, sendo assim, o máximo que o paciente deve sentir é um pequeno e breve desconforto, e não dor.

Leia também sobre tratamento do HPV em Porto Alegre.