A dermatite atópica, também chamada de eczema atópico, é uma irritação da pele que faz parte de um grupo de doenças não contagiosas, associadas à asma brônquica e rinite alérgica. Geralmente, a dermatite atópica surge na infância e, na fase adulta, tende a desaparecer na maioria dos casos. Assim como outras atopias – asma, rinite e bronquite – a dermatite atópica possui forte fator genético sua apresentação se dá por meio de lesões avermelhadas de prurido médio a intenso.

O eczema atópico é uma inflamação cutânea que leva a irritação da região dos brações e atrás dos joelhos. Ainda assim, existem casos onde essas irritações surgem em outras áreas da pele. Na abordagem inicial do tratamento é comum que se utilizem cremes e pomadas que aliviam a coceira, os corticóides e os cremes chamados imunomoduladores. Estes vão levar à microcicatrização da região afetada, aliviando os sintomas de inchaço, coceira e vermelhidão.

Os corticoides, no entanto, deve ser indicados pelo médico dermatologista, isso porque, o especialista avaliará a intensidade da inflamação, bem com, regiões a serem tratadas. É possível, também, que o dermatologista responsável necessite de um ou dois meses para chegar ao tratamento ideal por meio do corticoide.

X