Dermatologia

A dermatologia é área da medicina dedicada exclusivamente aos cuidados do maior órgão do corpo humano, a pele. Além deste, a dermatologia também é responsável pelo diagnóstico de doenças que atingem as mucosas e das sexualmente transmissíveis, sendo portanto, também chamada de dermatovenereologia.

Entre as doenças mais comumente diagnosticadas estão a acne e a psoríase:

A acne, chamada popularmente de espinha, trata-se de um problema que chega a atingir até 80% dos adolescentes e adultos mais jovens, permeando uma faixa etária de 11 a 30 anos. Na maioria dos casos, esta doença tem o que chamamos de curso autolimitado, de modo que sua manifestação surge e desaparece naturalmente. Porém, algumas formas mais graves de acne podem deixar severas marcas de cicatriz na região afetada.

A psoríase é uma doença caracterizada pela formação de lesões eritematoescamosas que atingem tanto homens quanto mulheres. A causa da psoríase ainda é desconhecida e sua ocorrência se dá em todo o mundo. Ainda que sua incidência seja mais verificada a partir da terceira e quarta década de vida, a psoríase pode se manifestar em todas as idades.

Ao contrário do que parece, a pele não é um órgão homogêneo, ou seja, ela é formada por diferentes e complexos tipos de tecidos. Sua classificação básica é separada por hipoderme, derme e epiderme, três camadas diferentes e sobrepostas umas nas outras de forma independente.

Formam os tecidos cutâneo os aparelhos polissebáceos, glândulas sudoríparas écrinas e apócrinas e unhas.

Tanto a arquitetura da pele quanto a sua função variam de uma região para outra do corpo. Como exemplo, está a diferença entre a espessura da pele da palma da mão, mais grossa, em comparação com a região das pálpebras.