• maio 18, 2021
  • admin
  • 0

Vitiligo

O vitiligo é uma patologia cutânea de causas ainda não totalmente conhecidas. Atualmente, acredita-se que sua manifestação se dá por meio do ataque de anticorpos do próprio organismo aos melanócitos. Os melanócitos são as células encarregadas pela produção de pigmento e proteção da pele.

A maior parte dos indivíduos não relata qualquer manifestação além das manchas brancas expostas. Em casos mais raros, algumas pessoas afirmam possuir maior sensibilidade nas regiões afetadas. A avaliação do dermatologista leva em consideração alguns aspectos, podendo classificá-los em dois tipos: segmentar ou unilateral; ou não segmentar ou bilateral.

O vitiligo unilateral manifesta-se em apenas uma região do corpo , ou seja, em apenas uma parte e quando o paciente ainda é criança. Pelos e cabelos também pode ser afetados pelo vitiligo unilateral. No caso do vitiligo bilateral manifesta-se em ambas as regiões do corpo como, por exemplo, nas duas mãos, dois pés, ambos os joelhos etc. Além disso, essa apresentação do vitiligo costuma ser verificada inicialmente nas extremidades dos pés, das mãos, face, boca, nariz, entre outras. Também há casos em que ocorre a perda de cor apenas em épocas e regiões bem definidas.

O exame e diagnóstico do vitiligo é clínico, uma vez que para os olhos do dermatologista, essas machas hipopigmentadas na pele têm em sua maioria formas, distribuição e localização características.